Translate

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Última Palestra (Parte II): Aleitamento / Amamentação

Veio a enfermeira obstétrica Jaqueline, de um hospital público aqui da ilha, ela tem 17 anos de experiencia em aleitamento e foi a melhor palestra de todas.

Cuidados com a mama durante a gestação: apenas SOL na aréola - pode usar uma camiseta velha com furos no bico do peito e pegar sol até as 10h ou após as 16h - por 30minutos. Ou lampada acima de 60cm e com olhos vendados de 5 a 10 minutos.

A criança não mama o mamilo - mama a areola.

Usar um sutiã bem forte, alça forte e uma lycra boa para sustentar a mama. Evitar o sutiã de amamentação, preferir um que abra na frente para liberar a mama na hora da mamada.

Se houver vazamento de leite durante a gestação : fazer compressas frias 2ou3x. Não se tira leite na gestação pois a oxitocina pode incentivar o aborto.

Ela falou sobre não haver leite fraco, e quanto mais o bebe mamar, mais leite iremos produzir.
É preciso tomar líquido e descansar. Tomar muito suco , água de coco e comer melancia.

Amamentar exclusivamente até os 6 meses.

Do 4º ao 6º dia após o nascimento evitar tomar muito líquido pois geralmente a descida de leite é maior do que o bebê consegue consumir, salvo se o seu bebe for maior de 4,0kg (GIG).
O Colostro sai até o 7ºdia - é amarelado e gorduroso/pegajoso. Ele escorre e não esguicha.

Nos primeiros 30 dia deixar o bebê no máximo 4h sem mamar.

DICAS:
* Cuidar para ter uma boa PEGA da ARÉOLA.
* Amamentar completamente num único seio.
* Colocar para arrotar.
* Manter a criança acordada no peito - mexer no pé, cabeça, orelha - observar a deglutição do bebê no pescoço para ver se está mamando ou apenas usando o mamilo como bico.

A mamada deve ser de + - 30 a 40 minutos.
Pelo menos 8 mamadas ao dia - uma hora e pouco com o bebê em cada mamada.

Para incentivar a criança a pegar o peito novamente - pode passar a mama para ela cheirar o leite e geralmente o bebê já abre a boca.

Importante tirar o leite se a produção for maior que a demanda do bebê, para não empedrar.

Posição da mamada:

Almofada - para trazer o bebê até a altura da mama.
Cabeça do bebê fica na dobra do braço da mãe e a mão no bumbum do bebe. Importante ficar barriga com barriga. O bebê nunca deve mamar de barriga pra cima.
Deve abocanhar o máximo da aréola.
Deixar o corpo relaxado - os ombros relaxados. A tensão impede a descida do leite.
Observar a pega. (Se o papai quiser fazer uma massagem nos ombros da mamae enquanto ela dá de mamar, será bem vindo!).
Cuidado para liberar a narina do bebê - levantar o bumbum dele levemente em sua direção para afastar o nariz dele da mama. (Eu não entendi como funciona esta manobra mas vou tentar kkkk)
Existe a posição invertida em que a criança fica com os pés para trás e pega o seio diferente, isto incentiva outros ductos de amamentação. E tem a posição sentada de cavalinho com o bebê já maior.

O leite é possível tirar e armazenar na geladeira por até 12hrs, e no congelador por até 15 dias.
Para descongelar ferver água, desligar o fogo, e colocar em banho maria o pote congelado. Usar somente potes de vidro de maionese ou nescafé com tampa de plastico, bem limpo e fervido.
Após descongelar, e ficar na temperatura ideal - que é a do corpo - dar para o bebe em um copinho, seringa ou conta gotas ou colheirinha - evitar mamadeira.
Mamadeira são anti-higienicas e deformam a arcada dentária do bebê.

Se o peito parece empedrado, vc deve liberar ocitocina (ou oxitocina, escreve dos dois jeitos). Para incentivar a liberação precisa estimular o mamilo com uma pequena massagem usando as digitais como se estivesse digitando com um dedo de cada vez e na seguinte ordem: Primeiro em torno da aréola para liberar o leite que está preso ali, depois um pouco mais para tras e por ultimo o leite do fundo.
O empedramento acontece quando o leite fica sobre o leite produzido anteriormente e não há extração. Pois o corpo continua produzindo mesmo se não houver extração.
Evitar ir no chuveiro com água quente para desempedrar pois a água quente irá incentivar a produção de mais lente logo em seguida. Então se possível fazer a massagem e a ordenha, se houver muita dor pode até usar compressas de água quente mas pouca.

Se mesmo com todos os cuidados houver fissura, preferir o SOL para curar o peito e mesmo assim é possível usar uma pomada que seu G.O. irá recomendar. Ela é homeopática e não tem contra indicação que é a pomada de LANOLINA, mais informações sobre a pomada veja no link: http://e-corypharma.com/lansinoh-lanolina-pomada-p-244.html

Folhetos sobre armazenamento de leite e doação:



3 comentários:

  1. Adorei esse post pois tenho muito medo de quando for mãe não conseguir amamentar mas esse post esclareceu minhas duvidas!beijinho pra vc e pro samuel!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou abrir uma postagem no meu blog para todas que tem sop e conseguiram realizar seu sonho de ser mãe deixarem seu testemunho da uma passadinha la depois e deixa o seu eu ficarei muito feliz!beijoss

    ResponderExcluir
  3. Olá Glaucia,

    Fico bastante feliz quando vejo blogs incentivando o aleitamento, e bacana da sua parte poder dividir esta experiencia.
    Hoje postei no meu blog um vídeo muito interessante e que vale a pena vc dar uma olhada já que está nesta fase.
    http://maternarvida.blogspot.com/

    Abraço,
    Maria Elisangela
    www.maternarvida.com.br

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página